10 Benefícios do óleo de coco para a pele: Como usar? Serve para acne?

0
130

Óleo de coco faz bem pra tanta coisa, então é claro que faria bem para a pele também. Confira quais são os benefícios do óleo de coco para a pele e saiba qual a resposta para uma das perguntas mais feitas na internet: óleo de coco faz bem para pele com acne? Isso e muito mais você confere a seguir!


óleo de coco

10 benefícios do óleo de coco para a pele

1. Mantém a pele hidratada

A tão desejada pele de bebê, que é sinônimo de uma pele macia e hidratada, pode ser alcançada com a ajuda do óleo de coco. Pode ser usado para hidratar a pele do rosto, inclusive dos lábios, e de todo o corpo, das mãos aos pés.

Estudos afirmam que o uso desse produto puro e natural pode ser mais eficaz do que usar cremes contendo químicos direcionados à hidratação. Além de que é mais econômico comprar óleo de coco ao invés de produtos caros dermatológicos, né?

2. Protege a pele contra bactérias

O óleo de coco é formado por ácidos graxos com propriedades antimicrobianas, portanto usá-lo regularmente mantém a pele afastada de fungos e bactérias que podem vir das mais diversas fontes. Com isso, evita-se uma série de condições como acne, celulite, dermatites, eczemas, micoses e muito mais.

3. Possui ação anti-inflamatória

Estudos comprovam que o óleo de coco é capaz de tratar inflamações com sua ação analgésica, diminuindo desde sintomas físicos a dores. Na pele, isso ajuda a diminuir o chamado estresse oxidativo, que pode atrair doenças, marcas, manchas e outros efeitos negativo.

4. Auxilia em cicatrizações

O óleo de coco também é um amigo no tratamento de feridas, machucados e até queimaduras, pois acelera o processo de cicatrização e ainda aumenta a produção natural de colágeno na pele.

Essa propriedade unida à ação anti-inflamatória faz do óleo de coco um preventor natural de infecções na pele.

5. Pode ser usado como demaquilante

Para quem se maquia constantemente, sabe da importância de se tirar a maquiagem ao final do dia, para a pele ficar limpa, com poros livres de sujeira e respirando de forma saudável. O óleo de coco pode ajudar com isso sendo um dos melhores demaquilantes naturais que existem. O produto dilui a maquiagem em poucos minutos e fica fácil de ser removida.

6. Faz parte de receitas de esfoliante para a pele

Esfoliar a pele é muito importante para fazer uma limpeza profunda e evitar que toxinas se acumulem.

O óleo por si só não é esfoliante, mas é um ingrediente perfeito para as receitas de esfoliação caseira por suas propriedades de limpeza, ação antimicrobiana e hidratante. Seja com açúcar cristal ou farinhas naturais, é fácil fazer um esfoliante natural eficaz com o óleo de coco.

7. Protege a pele contra a radiação solar

Não, o óleo de coco não substitui o protetor solar. No entanto, ele oferece uma camada de proteção extra na pele caso a pessoa use regularmente. Isso porque sua fórmula contém propriedades antioxidantes e isso combate a ação dos radicais livres na pele, também presentes na radiação solar excessiva.

8. É um calmante para a pele

O óleo de coco é um produto que também ajuda a acalmar a pele em casos de dores e irritação. Basta aplicar sobre alguma área que sofreu queimadura ou esteja ardendo por conta de alguma alergia de contato, por exemplo, que a pele vai acalmando por conta do efeito relaxante e anti-inflamatório do óleo.

9. Combate o envelhecimento precoce

Lembra da ação antioxidante? Esta propriedade também ajuda a combater os sinais de idade, os quais podem se agravar a partir da radiação solar, alimentação ruim, poluição, dentre outros.

Além de proteger, o óleo de coco também aumenta a produção do colágeno, proteína importante para a firmeza e consistência da pele. Portanto, o óleo de coco combate com eficácia rugas e manchas precoces.

10. Tem função de repelente

O óleo de coco pode ser sua opção natural de repelente para evitar picadas de insetos. É ideal para quem evita produtos industrializados como os repelentes vendidos no mercado, alguns com cheiro muito forte e que até dão reações alérgicas.

Óleo de coco faz bem para pele com acne?

Depende! Não existem estudos científicos que comprovem a eficácia do óleo de coco em tratamentos de acne, mas temos opiniões médicas sobre o assunto que explicam bem.

Segundo o dermatologista cosmético e fundador da SmarterSkin Dermatology (EUA), o óleo combate muitas das bactérias presentes na pele que causam inflamações e resultam na acne, portanto têm efeito positivo sobre a pele acneica (Women’sHealth).

Além da ação antibactericida, o óleo de coco tem poder hidratante e também acelera processos de cicatrização, como vimos na lista de benefícios acima, e ambas funções também são necessárias em pele com acne.

No entanto, a maioria das peles com acne pode ser de característica oleosa, portanto fazer um tratamento com um óleo natural pode piorar esse quadro, criando um ciclo vicioso que pode entupir os poros e aumentar ainda mais a produção de acne.

Além disso, nem toda acne é proveniente de ação microbiana, podendo ser hormonal, por exemplo. Portanto, não dá para comprovar que o óleo de coco seja realmente um aliado nos tratamentos de pele com acne. Consulte seu dermatologista sobre o seu caso.

Como usar óleo de coco na pele?

1. Óleo de coco como esfoliante para a pele

Para fazer um esfoliante natural, é só seguir os passos: Misture 2 colheres de sopa de farinha de amêndoas com óleo de coco e leite, na quantidade suficiente para criar uma pasta grossinha.

Misture bem e depois é só aplicar no rosto fazendo movimentos circulares. A farinha de amêndoas é indicada para peles sensíveis; peles normais podem usar farinha de aveia; peles oleosas podem usar farinha de arroz ou farinha de aveia também.

2. Óleo de coco como demaquilante para a pele do rosto

Para fazer um demaquilante natural, é só seguir os passos: Aplique óleo de coco com algodão na região que deseja limpar e deixe agindo por uns 15 minutos; você vai perceber a maquiagem “diluindo”, se soltando com facilidade da pele.

Depois é só passar um algodão úmido pela área para remover por completo e depois lavar bem o rosto com sabonete específico para a sua pele. Para maquiagens pesadas, deixe o óleo agir mais tempo na pele.

3. Óleo de coco como repelente para a pele

Para fazer um repelente natural, é só seguir os passos: Aqueça em banho-maria 2 xícaras de óleo de coco, até ficar quente ao tocar; depois adicione folhas de hortelã e erva do gato, deixando em infusão por pelo menos 5 horas.

E então, depois que esfriar, coloque num pote e use-o pelo corpo sempre que necessário para evitar o contato de mosquitos e insetos.

4. Óleo de coco como hidratante para pele seca

Para fazer uma hidratação natural, é só seguir os passos: Aplique uma pequena quantidade de óleo de coco puro diretamente na pele, massageando bem. Deixe agindo por 10 minutos ou até perceber que o óleo foi totalmente absorvido e depois é só passar um algodão ou papel suave na pele para tirar excessos. Não precisa lavar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here