Para que serve a Melanina? : Função, Tipos e Como ter mais!

0
138

Hoje falaremos sobre o principal pigmento da nossa pele, aquele que nos difere em variados tons e cria a tão bela diversidade: a melanina. Entenda quais a funções dela na pele e no organismo e saiba como você pode aumentar a produção de forma saudável.


melanina

O que é melanina?

Melanina é o nome da proteína produzida nos melanócitos, células da camada mais superficial da nossa pele, a qual é responsável por dar cor não só à nossa pele, como também aos olhos e cabelos.

Quanto mais melanina, mais escura é a coloração. Além de funções estéticas, a melanina também é importante para a saúde e proteção da pele, como veremos a seguir.

Função: Para que serve melanina?

Além de dar as cores características que vão definir se seremos brancos ou negros, de olhos azuis ou castanhos-escuros, dentro outras mil opções, a melanina também atua na proteção do organismo contra as radiações solares.

É por isso que quando ficamos muito tempo expostos ao sol, a nossa pele fica pigmentada, bronzeada, pois a produção de melanina foi estimulada como uma defesa do corpo contra esse excesso de radiação solar.

Sua produção sempre deve ser controlada, pois tanto a falta como o excesso podem trazer problemas à saúde e estética. Em excesso, altas quantidades de melanina podem causar alterações hormonais, inflamações no organismo, manchas na pele (como o melasma, por exemplo), dentre outros.

Por isso é tão importante usar protetor solar em momentos de alta exposição ao sol. E não pense que quem tem pele escura está mais naturalmente protegido do que tem pele clara; a pele fica apenas mais resistente à absorver radiação e vermelhidão, mas a proteção com protetor solar ainda assim é necessária.

Tipos de melanina

A melanina que temos no organismo pode ser classificada em dois tipos:

1. Melanina construtiva:

Relativa àquela que nos pertence, sendo definida através da genética; aquela que vai definir se uma pessoa tem pele clara, negra, morena clara, albina, dentre outros);

2. Melanina facultativa:

Relativa àquela produzida apenas quando estamos expostos ao sol, que é o famoso bronzeamento, o qual sai e ameniza com o passar do tempo.

O que a falta de melanina causa?

A falta de melanina é uma condição que pode estar ligada à genética, doenças de pele, idade ou até mesmo má alimentação. Se for algo mais natural, como a idade, a falta de melanina ocorre pela queda natural de produção e gera o nascimento de pelos e cabelos brancos pelo corpo, por exemplo.

Já se é uma causa genética, desde o nascimento, a pessoa nasce albina, necessitando de tratamentos e proteção específica ao longo da vida. Ao longo da vida, também podem surgir doenças características da ausência do pigmento em determinadas partes da pele, como é o caso do vitiligo.

Até mesmo uma má alimentação pobre em proteínas e vitaminas induz aos fios brancos ou pele opaca, por exemplo. Se você acha que está com baixa produção de melanina no corpo, o ideal é consultar um médico dermatologista para descobrir qual a causa disso tudo.

Como ter mais melanina? Aumente a produção!

Tá achando que a única maneira de estimular a produção de melanina é tomando sol? Tá achando errado! Saiba que através da alimentação, você consegue praticamente dobrar os níveis de melanina no organismo, resultando num tom de pele mais saudável, evitando palidez e até prolongando seu bronzeado quando for à praia ou piscina.

Você deve focar numa alimentação rica em betacaroteno, como também ricos em vitaminas A, C e E.

São eles: cenoura, tomate, mamão, couve, agrião, abóbora e espinafre. A cenoura é o mais potente desses alimentos, sendo rica em betacaroteno; inclusive, ela está presente em algumas fórmulas de bronzeadores, pode perceber! Lembra do conhecido Cenoura&Bronze? Pois é!

Conclusão sobre Melanina

Comendo de forma equilibrada esses alimentos ao longo dos dias e utilizando protetor solar na sua rotina, a proteção da pele está garantida, além daquele bronzeado especial e saudável para arrasar no verão.

Lembrando que o consumo dos alimentos não substitui o uso de protetor solar, ok? É apenas um reforço interno para a proteção externa que somente os protetores solares oferecem à pele.

Se você tem sensibilidade na região dos olhos quando está no sol, pode ser porque produz pouca melanina; consulte um oftalmologista ou dermatologista e saiba o que fazer para proteger os olhos.

Os cabelos também merecem proteção extra, seja interna através de suplementação de vitaminas, como externa como cremes e protetores dos fios; consulte seu dermatologista também sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here