Aloe Vera: O que é? Benefícios? + 10 formas de usar!

0
60

A Aloe Vera é uma planta mundialmente famosa pelos seus benefícios à saúde, principalmente para a pele e para o cabelo. O que? Nunca ouvir falar? E que tal babosa, a planta de onde ela vem?


Agora sim, né! Para saber quais os benefícios dessa planta e conhecer excelentes 10 formas de usar, é só seguir na leitura!

Aloe Vera

O que é o Aloe Vera?

Aloe Vera é o nome de uma das espécies da conhecida planta babosa. Sim, aquela planta mesmo que a gente vê em fórmulas de produtos para cabelo e pele. Saiba que além do uso estético, a babosa há (não se sabe quantos) anos também é explorada na saúde por conta de suas propriedades medicinais, algumas comprovadas e outras surpreendentemente inexplicáveis.

E para que serve o Aloe Vera?

Depende muito da finalidade e forma como é usado. Dentre as propriedades da planta, podemos encontrar efeitos calmantes, cicatrizantes, anestésicos, antitérmicos, antiinflamatórios, hidratante, rejuvenescedor e muito mais.

Isso tudo porque o extrato da planta, um tipo de gel natural, promove um efeito detox onde é aplicado, seja cabelo, pele ou quando ingerido. Faz muito bem à saúde, mas deve ser aplicado ou consumido com prudência, pois pode gerar efeitos colaterais em excesso.  

Quais os benefícios do Aloe Vera?

O principal benefício mais falado do aloe vera é sua capacidade de atuar como um remédio de diferentes utilidades na pele. Auxilia no tratamento de queimaduras, cicatrizes, coceiras, feridas e ainda é protetor térmico.

Além dos benefícios para a pele, beneficia os cabelos em inúmeros aspectos, desde hidratação a crescimento. Quanto à saúde, pode ajudar em tratamentos de redução de peso por ser um desintoxicante natural e ainda auxilia quem tem prisão de ventre promovendo um trabalho regular do intestino.

10 dicas de usos (incríveis) para o Aloe Vera

1. A pele está irritada?

Seja uma ferida, picada de mosquito, secura do frio ou queimadura, passe um pouco do gel no local do machucado e em poucos dias estará cicatrizado.

2. Quer uma proteção extra contra os raios UV?

Misture um pouco de aloe vera com seu protetor solar e potencialize a proteção. Ideal para pessoas muito brancas que ficam vermelhas facilmente.

3. Está com prisão de ventre?

Beba o suco de aloe vera 2 vezes no dia e garanta seu alívio.

4. Está com feridas na boca, como dolorosas aftas ou machucados na gengiva?

É muito fácil. É só triturar um pouco da polpa de babosa e colocar na boca, bem em cima da ferida.

5. Sua acne está atacada?

Para amenizar as espinhas, principalmente aquelas bem inflamadas, utilize produtos contendo sabão na fórmula, como cremes e loções, pois é um excelente calmante e antiinflamatório para a pele. Além disso, vai controlar a oleosidade e evitar que novos nasçam! O gel puro também pode ser aplicado em cima das inflamações.

6. Incomodada com suas celulites?

A babosa pode ajudar no tratamento para amenizar a aparência delas, pois cria efeito detox de dentro para fora quando tomada e ainda pode tratar do lado de fora amenizando a celulite.

7. Seu cabelo fica horrível com mudança de clima e temperatura?

Utilize produtos contendo babosa na composição ou faça receitinhas com a babosa pura e uso no couro cabeludo. Ela vai criar uma proteção extra, mantendo os cabelos mais tempo no lugar certo.

8. Está com dor de cabeça por causa de tensão ou estresse?

Faça uma mistura do gel da babosa com um pouco de água e aplique no couro cabeludo; faça uma massagem com as pontas dos seus dedos ou peça alguém para massagear. O gel da babosa tem propriedades anestésicas e a massagem vai provocar um efeito muito relaxante e gostoso.

9. Quer um auxílio para emagrecer?

Conte com o efeito detox da planta. Faça receitas de sucos desintoxicantes e inclua aloe vera na receita. Pode ser com limão, gengibre, couve e demais ingredientes comumente usados em sucos detox. É facilmente absorvida e ajuda o corpo a não reter líquido, eliminando toxinas que incham e “engordam”.

10. Quer um antirrugas natural?

Utilize na pele todos os dias antes de dormir, deixando o gel puro secar naturalmente. Lave bem o rosto pela manhã. Perceba uma pele mais hidratada e preservada. Os ativos da planta têm efeito rejuvenescedor! Diz a lenda que era inclusive um dos segredos da rainha do antigo Egito, a Cleópatra. Será?

Como usar Aloe Vera? 4 formas de uso:  

1. Gel de aloe vera para a pele

O gel de aloe vera é feito apenas misturando a polpa de uma folha de babosa com um copo de água, batendo-os no liquidificador para obter uma textura mais espessa. Como vimos, esse gel pode ser aplicado na pele e nos cabelos para variadas necessidades.

2. Suco de aloe vera para beber

Um suco de aloe vera pode ser feito com as polpas de duas folhas de babosa, misturadas ao ingrediente que preferir, que pode ser um limão ou maçã, por exemplo; mais um litro de água.

Vá bebendo durante o dia de acordo com sua necessidade. Os sucos ajudam a combater gripes, na digestão, com rinites, anemia e até depressão. Não beba muito para não sentir efeitos colaterais. Consulte seu médico em caso de dúvidas.

3. Creme esfoliante nos cabelos

Para uma lavagem mais intensa no couro cabeludo, para controlar oleosidade e incentivar o crescimento saudável, faça uma misturinha com uma colher de sopa de açúcar mascavo para duas colheres de sopa da polpa da planta. Aplique na raiz, fazendo a esfoliação, deixe agindo por 10 minutos e depois lave bem, não deixando resíduos.

4. Spray para hidratar os cabelos

E como uma solução para hidratação diária, seja para modelar no day after dos cachos ou auxiliar na hora de pentear, faça um spray com a polpa. Utilize ½ xícara da polpa de aloe vera + ½ xícara de água filtrada (tem que ser filtrada, pois ajuda a não criar frizz nos cabelos).

Misture-os dentro de um frasco com tampa de spray e agite bem. Prontinho, é só borrifar nos fios.

O Aloe Vera é realmente uma planta incrível. Aposto que você viu utilidades que nem sabia, né? Conta pra gente qual desses benefícios você mais gostou e vai testar em casa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here